Para cadastrar um nova FCI manualmente no sistema é simples e fácil, basta clicar em "Incluir",

Este procedimento é um pouco mais trabalhoso, pois todos os procedimentos são feitos de forma manualmente.

Vale lembra que aqui estamos gerando o lote, o código FCI, você só obtém após enviar o arquivo gerado e receber o arquivo do governo.

Para iniciar todos os procedimentos, a até a aba "Relatórios" e clique em "Emissão de NFs";


Com isso será aberto a seguinte tela;


Aqui será alterado os seguin        tes campos;

  • Aba  CFOP – marcar os campos de venda dentro do estado, caso não encontre o produto desejado marcar as vendas fora do estado também.
  • Data Inicial a Data Final – não deve-se esquecer de adicionar uma data de referências das vendas.


Com isso clique em "OK" e o resultado deve ser semelhante a este;


Com isso você deve ter acesso ao "N.C.M" cadastrado e o "Val. Médio" estes dois muito importantes e que nos utilizaremos.

Como o nosso produto padrão "Bluseta", tanto feminina quanto masculina, são produtos fictícios, até o seguinte momento, utilizaremos os dados de "19 - B", como "Bluseta Feminina" e "20 - B", como "Bluseta Masculina". É aconselhado você anotar ou imprimir esse relatório para uso, pois você pode cadastrar mais de um produto.

Após isso clique em;


Será aberto a seguinte tela, clique em "Incluir";


Ao clicar em “Incluir” você será transferido para aba de “Dados”,


Após a abertura dessa tela clique em (Novo), que será direcionado para a tela abaixo;


Aqui você deve preencher o "Cód. Produto" ou "Descrição Produto", assim o campo unidade, será preenchido automaticamente.


Como foi visto, após o preenchimento de "Cód. Produto" ou "Descrição Produto", o campo "Unidade" foi preenchido conforme o cadastrado no sistema para a "Bluseta" e o "Vlr. Total Saídas", é adicionado utilizando os valor de "Val. Média" de "20 - B".

O "Vlr. Parc. Importada" é o valor médio unitário das compras de insumos importados que serão utilizados na produção do produto final, sendo descontado deste valor o ICMS e IPI e multiplicando pela quantidade usada no produto final. EX.: Compra-se um insumo, por 1,00, descontando ICMS (4%), ficará 0,96. Se utiliza-se 2 unidades deste insumo neste produto o "Vlr. Parc. Importada" é de 1,92.

Com isso deve-se obter o seguinte resultado;


Clique em "Gravar", e depois feche a tela, e terá a seguinte imagem da tela;


É aconselhado marcar a opção "Indicar FCI NF?" e também aconselhado deixar desmarcado a opção "Usar % CI na NF?", como pode observar o campo "N° F.C.I." está em branco, isso por que deve-se gerar um arquivo baseado neste lote que está sendo feito e enviado para um validados do governo.

Com isso basta clicar em "Gravar", e você terá concluído a criação desse lote, faltando somente a geração do arquivo, que deve ser feita com a opção funções da tela.


Neste exemplo geramos de forma manual um lote de FCI, faltando apenas a geração do arquivo, como meramente exemplo, esses valores podem ser alterados, clicando em ("Alterar") ou até exclui-las no ícone de ("Excluir").