Para cadastrar um nova FCI no sistema é simples e fácil, basta clicar em "Incluir",

Para que este procedimento corra de forma correta a algumas coisas que deve-se ter em mente, é extremamente recomendável que o Grupo dos produtos tenha a opção Formulação habilitada, e que no cadastro do produto que os campos relacionados a dados fiscais estejam preenchidos corretamente. Deve-se ter cadastrado a NF do insumo do produto.

Caso o produto não tenha a opção de formulação ativa, utiliza-se o método manual.

Vale lembra que aqui estamos gerando o lote, o código FCI, você só obtém após enviar o arquivo gerado e receber o arquivo do governo.

Para iniciar o processo clique em "Incluir";


Ao clicar em “Incluir” você será transferido para aba de “Dados”,


Clique em (Processar), que o sistemas irá processar todos os produtos do sistema, de modo a obter um FCI para cada, esta operação demanda de tempo para o sistema terminar. Após clicar em Processar recebera a seguinte mensagem de confirmação, basta clicar em "Sim" para continuar ou "Não" para cancelar;


Depois se deseja processar somente os produtos ativos, e nós optaremos por "Sim",


E logo após isso se você deseja, processar produtos sem NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), e também optamos por "Não", e o processo começa à agir;


Depois de alguns minutos você se depara com está tela informativa;


Nela consta a mensagem de verificação dos produtos escolhidos, o código produto, e a quantidade de produtos que já foram processados e quantos são ao todo.

Após a finalização você receberá a seguinte mensagem;


Com os recursos atuais da máquina que estou usando, e a contar que são 819 registro, é um tempo relativamente baixo, com isso você deve receber um resultado semelhante a esse;


Existem alguns campos que podem deixar dúvidas, e iremos tentar dar uma pequena detalhada nisso.

  • Indicar FCI NF? Gera na NF o nº do FCI. Esse campo deve ser marcado, e só desmarcado em caso de adiamento ou suspensão da lei.
  • Usar % CI na NF? – Caso marcado, imprime na NF somente a faixa de % CI - 0% ou 50% ou 100%.
  • Coluna Ativo – Caso seja desmarcado, o sistema não considera mais esse produto com Conteúdo de Importação, e não altera nada na NF.


É aconselhado marcar a opção "Indicar FCI NF?" e também aconselhado deixar desmarcado a opção "Usar % CI na NF?", como pode observar o campo "N° F.C.I." está em branco, isso por que deve-se gerar um arquivo baseado neste lote que está sendo feito e enviado para um validados do governo.

Com isso basta clicar em "Gravar", e você terá concluído a criação desse lote, faltando somente a geração do arquivo, que deve ser feita com a opção funções da tela.


Neste exemplo geramos de forma automática um lote de FCI, faltando apenas a geração do arquivo, como meramente exemplo, esses valores podem ser alterados, clicando em ("Alterar") ou até exclui-las no ícone de ("Excluir").